sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Estudando línguas na biblioteca


Quem disse que para estudar inglês, espanhol ou qualquer outra língua você precisa pagar uma escola cara?
Para aprender uma língua você precisa:

1-Ter muita vontade de aprender.
2-Se cercar de materiais de estudo que indiquem um norte e que te dêem subsídio.
3-Ter uma rotina de estudos que te proporcione um ganho diário ou semanal de conhecimento.
4-Se possível, mas isto não é obrigatório, ter um orientador que te mostre horizontes.
5-Ter metas de aprendizado e checar se e como você está caminhando


1-Vontade de crescer e aprender- Nisto a biblioteca não pode te ajudar. A vontade deve partir de você e o resto virá.

2-Materiais de estudo:

Sites da internet:
Hoje a internet tem muitos recursos que auxiliam no aprendizado autônomo. Uma dica é o site "www.livemocha.com" mas tem muitos outros sites que tem algum material de estudo. Como sempre o problema da internet é que apesar de ter o poder de te ajudar a chagar a um objetivo, ela também pode te dispersar. Então, use com moderação. Tente utilizar vídeos ou audios que auxiliem na pronuncia e no aprendizado, mas evite ficar só nisto.

Métodos:
Encontre um método que comece com coisas básicas e vá mudando para coisas mais consistentes conforme passam as lições. Teste sempre o que aprendeu fazendo as lições requeridas pelo método.

Livros infantis:
Leia livros infantís na lingua a ser aprendida e aos poucos, passe para livros infanto-juvenis, até poder ler romances.Isto ajuda muito na obtenção vocabulário, frases, expressões idiomáticas e com o tempo a compreensão melhora muito e você consegue até arriscar uma conversação com alguém por estar mais seguro.

Músicas:
Pegue na internet a tradução e a letra das músicas que você gosta e utilize este material para estudo.Assim você aprende gírias e modos diferentes de falar as coisas que são peculiares a cada língua, nacionalidade ou grupo social.

3-Rotina de estudos
Se você quer mesmo aprender uma língua tem que reservar um tempo todos os dias para balançar os neurônios e capturar mais conhecimento sobre ela. Tire, nem que seja 30 minutos do seu dia para aprender qualquer coisa sobre a língua. É claro que se o aprendizado for direcionado por um método, você chega mais rápido ao seu objetivo.
Não se afobe diante do tudo que você ainda não sabe, mas fique feliz a cada pequena frase ou palavra que realmente aprender para não mais esquecer. O que é realmente seu é o que você aprendeu, portanto a cada vez que você aprende, uma palavra que sejam, você fica mais rico, tem posse de mais conhecimentos.

4-se você tiver alguém para te orientar em como escolher o material de estudos ou conferir seus exercícios, tanto melhor. Mas o importante é que você saiba o quanto está aprendendo e se a velocidade do seu aprendizado é a que você deseja.

5-Ter metas de aprendizado é importante para você continuar se aprofundando e não ficar patinando sempre na mesma coisa que já aprendeu. Se a sua meta for "ter uma conversação com um nativo da língua em seis meses" e você tiver como testar isto e vir que ainda te falta muito vocabulário, isto vai ser de grande ajuda.


Em suma, use sua biblioteca e outras como a do Centro Cultural de São Paulo, que aliás tem um material muito bom de áudio e vídeo para parendizado de línguas. Não deixe este recurso passar em branco, os materiais estão na biblioteca e, mesmo que você puder ir a uma escola você ainda vai ter que ir pro ralo com o material didático do curso. Então porque não ir direto ao assunto, pegue o material e estude mostrando a você mesmo que, só não aprende hoje em dia quem não tem acesso aos materiais de cultura, e não é o seu caso.

abraço a todos
Rudi Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário